BPO para startups

BPO e startups

Será que a sua empresa sabe delegar tarefas e funções? Existem muitas empresas, de todos os tamanhos e segmentos, que estão fazendo muito mais do que deveriam. E isso pode não ser algo positivo. Quando a empresa se ocupa com tarefas alheias ao seu objeto, acaba perdendo dinheiro.

Business Process Outsourcing (BPO) faz referência justamente à terceirização de processos da empresa, através da delegação de funções para empresas parceiras. Todas as tarefas secundárias são repassadas para terceiros estratégicos, que podem realizar as funções com mais eficiência e menor custo.

Nesse artigo vamos falar tudo sobre o Business Process Outsourcing, mencionando e destacando quais funções podem ser terceirizadas dentro da empresa, no contexto das Startups – empresas com grande potencial de crescimento, que oferecem produtos e serviços no mercado.

BPO startup

O que é BPO e como ele funciona

A sigla BPO é bastante conhecida no mercado financeiro, principalmente no contexto das chamadas Startups, empresas de grande impacto, que movem grandes valores em investimentos e aportes financeiros. Mas o que é o Business Process Outsourcing e por que a sua empresa deveria se preocupar com isso?

De modo geral, o BPO para Startups nada mais é do que um modelo de terceirização, voltado para a geração de resultados, eficiência e economia. As empresas modernas estão focando cada vez mais em suas atividades centrais, deixando as atividades secundárias à cargo de parceiros de mercado.

Por isso o BPO para Startups se tornou uma ferramenta colocada à disposição de gestores e empreendedores. A regra é simples: quando a empresa foca em suas atividades principais, o ganho de produtividade e qualidade é incrível.

Existe também a ideia de que empresas especializadas são mais capacitadas para a realização das tarefas secundárias. O mito do multitarefa parece não se aplicar mais nem para pessoas, nem para empresas. Foco é a palavra-chave quando o assunto são empresas inovadoras.

O BPO para Startups já está sendo aplicado em diversos segmentos empresariais. Além do ganho em produtividade, eficiência e qualidade, já mencionados, outros benefícios podem ser obtidos, como a redução de riscos, aumento da capacidade de inovação no mercado e melhora do posicionamento da empresa.

Mas será que a terceirização pode ser aplicada ao seu negócio? Para que o BPO para Startups seja aproveitado, é importante analisar quais são as funções primordiais da sua empresa. O que você vende de verdade? O que é indispensável para que os seus produtos ou serviços tenham a sua marca?

Tudo que é essencial deve ser mantido no controle da empresa. Todas as atividades secundárias, por exemplo, podem ser terceirizadas. Uma empresa de computadores não precisa produzir seu material de escritório. Uma empresa de venda do setor imobiliário não precisa comprar e manter seus próprios computadores.

Para que você compreenda melhor o funcionamento do BPO para Startups, separamos esse artigo completo, que aborda de forma prática as principais tarefas que podem ser terceirizadas em qualquer tipo de empresa. Falaremos também sobre a utilização desse método como estratégia para crescimento no mercado. Confira!

BPO para atuação mais estratégica da empresa

Existem diversos motivos que apontam para a vantagem de se implementar o BPO para Startups. Mas o motivo principal continua sendo o ganho de foco em estratégia. A lógica é simples, quando a empresa deixa de lado tudo que é alheio ao seu objeto, consegue apresentar muito mais resultado.

Para Startups, isso faz uma grande diferença. Essas empresas são exigidas a demonstrar grandes resultados em um curto espaço de tempo. Existem investimentos e expectativas em jogo. Por isso, focar no que realmente importa não é uma opção, mas sim uma necessidade.

Mas focar no que realmente importa não é possível quando a empresa está ocupada com tarefas secundárias. O que fazer nesses casos? Como focar no que realmente importa? É aí que entra o BPO para Startups. Através de uma mudança na dinâmica da empresa, tarefas secundárias são atribuídas a empresas parceiras.

O Business Process Outsourcing nada mais é do que um modelo para atender às necessidades da empresa, através da delegação de tarefas. E não estamos falando apenas da limpeza, da distribuição do cafezinho e compra de material de escritório. A terceirização pode ser realizada em diversos setores.

Existe aplicação em atividades financeiras, tributárias, judiciais, administrativas e em TI. No caso da tecnologia da informação, já existem diversas empresas prestando suporte estratégico, através da locação de equipamentos como computadores, projetores, sistema de som e outros.

Além da aplicação do BPO para Startups na terceirização de produtos, existe também a possibilidade de terceirização de serviços. Muitas empresas estão se especializando em oferecer conhecimento para outras empresas. Setores inteiros estão sendo atribuídos a empresas parceiras.

O que as empresas ganham ao realizar a terceirização? Um dos fundamentos para a adoção do BPO para Startups é o fato de que cada serviço ou tarefa demanda conhecimentos específicos. Se a sua empresa é especialista na produção de carros, provavelmente não será especialista na produção de mesas.

Quando atividades são atribuídas a especialistas no assunto, os riscos são reduzidos, o lucro elevado e as possibilidades se tornam incríveis. Por isso Startups estão reduzindo drasticamente o número de funcionários e colaboradores próprios. Elas só precisam de equipes para lidar com o objeto empresarial. O resto é terceirizado.

O ganho de produtividade, aumento da qualidade e maior competitividade da empresa são resultados gerados pela adoção do BPO para Startups. Quem foca apenas naquilo que faz, consegue fazer muito melhor. As montadoras de carros modernos compram a maioria das peças utilizadas. Uma forma de simplificar o processo.

Mas será que todas as tarefas podem ser terceirizadas na sua empresa? Para descobrir, separamos uma lista com algumas das principais tarefas que podem ser objeto de BPO para Startups. Saiba quais são os setores que sobrecarregam o seu negócio e quais os benefícios poderão ser alcançados com a terceirização.

BPO para startups

Tarefas que podem ser terceirizadas dentro da empresa

Existem diversas tarefas que podem ser terceirizadas. Isso não significa que o seu negócio deve delegar todas elas de uma só vez. O lema é “deixar o padeiro fazer o pão”. Isso significa deixar aqueles que possuem mais competência cuidar de algo que a sua empresa não faz tão bem o que acaba sendo oneroso, sem necessidade.

Gestão da infraestrutura de TI

Uma das áreas onde o BPO para Startups mais se encaixa é a de infraestrutura de TI. Uma Startup é uma empresa que necessita de grande estrutura para lidar com informações. Por serem negócios altamente tecnológicos, equipamentos não podem faltar.

Apesar de serem empresas com grande potencial de crescimento e inovação, as Startups precisam cuidar bem do dinheiro em caixa, pois boa parte é aporte financeiro, de empresas financiadoras. Por isso, todos os investimentos devem ser pensados com cuidado.

Comprar todos os equipamentos necessários para a estrutura da empresa pode custar caro. Computadores, projetores, sistema de som, servidores e monitores acabam representando um gasto que nem sempre está dentro das forças da empresa. O que fazer nessa situação?

A resposta está na terceirização do serviço de infraestrutura em TI, através do aluguel dos equipamentos. Comprar é caro, alugar é barato. Muitas empresas novas no mercado estão deixando de adquirir produtos e equipamentos de TI para realizar o aluguel.

Mas não é apenas na área de TI que o BPO para Startups está fazendo sucesso. Existem mais tarefas que podem ser terceirizadas, com ganho de desempenho, lucro e qualidade para a empresa.

Análise de dados

Uma empresa gera uma grande quantidade de dados todos os dias. Com o crescimento da internet, existem diversas métricas que todo negócio deve analisar, como número de compras, número de acessos no site, faturamento, desempenho, taxa de rotatividade (relativa aos funcionários) etc.

Analisar todos esses dados exige conhecimentos específicos, que muitas vezes estão além da capacidade da empresa. Ao invés de quebrar a cabeça com a análise de dados, uma solução barata e viável é delegar essa função, através da contratação de um terceiro, mais capacitado tecnicamente.

Os relatórios produzidos por empresas terceirizadas em análise de dados são muito mais precisos e realistas, sem falar na imparcialidade, justamente por se tratar de uma empresa alheia ao ambiente da organização. O BPO para Startups está sendo cada vez mais aplicado para atividades do gênero.

Processos jurídicos

Mesmo as melhores e mais prestigiadas empresas do mundo sofrem com processos judiciais. Todos os dias surgem demandas jurídicas, que merecem a atenção da empresa. Isso em razão da multiplicidade de atividades desempenhadas, seja com relação aos clientes, fornecedores, parceiros ou terceiros interessados.

Demandas acabam surgindo e a empresa precisa contar com uma equipe jurídica especializada, capaz de defender os interesses da organização. Mas, será que é preciso manter uma equipe interna, na empresa, só para lidar com questões jurídicas? A resposta é não.

Para assegurar proteção jurídica de qualidade, sem gastos exagerados, o BPO para Startups determina a terceirização das atividades jurídicas. A contratação de um escritório externo pode ser permanente ou voltada para a resolução de demandas específicas. Nos dois casos, a economia é grande.

Existem muitos escritórios jurídicos especializados justamente em atender a empresas que adotam o BPO para Startups como estratégia de mercado.

Recursos humanos

Por muitos anos o setor de recursos humanos foi visto com um dos que não eram passíveis de terceirização. Mas muitas empresas estavam sofrendo com a alta rotatividade, processos de seleção não alinhados com as melhores práticas de mercado e pouco desempenho dos colaboradores.

Com a terceirização do RH da empresa, os resultados mudam por completo. Muitas empresas estão conquistando grandes ativos humanos através de processos de seleção e recrutamento modernos, sofisticados e com alto nível de qualidade.

Afinal de contas, só empresas de RH especialistas no assunto podem selecionar funcionários de ponta. O BPO para Startups nessa área proporciona melhor aproveitamento dos recursos da empresa, melhor comunicação com colaboradores, mais sinergia e muito mais produtividade no dia a dia da empresa.

Área financeira e Compliance

Quando analisamos as atividades de uma Startup, é possível perceber um grande número de transações financeiras. São pagamentos, compras e outras atividades operacionais. Todas elas envolvem uma equipe de profissionais especializados em assuntos financeiros.

Uma empresa que deseja crescer no mercado deve estar atenta às melhores práticas internacionais de Compliance. Ou seja, as empresas devem observar as normas legais a respeito da atividade empresarial. Mais do que não cometer crimes, é importante implementar medidas capazes de evitar desvios e condutas anticoncorrenciais.

A aplicação do BPO para Startups envolve a terceirização de empresas especialistas em compliance, para uma análise completa da empresa, na busca por pontos que merecem ser melhorados, práticas que merecem ser continuadas e estratégias a serem implementadas para garantir a conformidade com os melhores padrões do mercado.

BPO startup

BPO para Startups: por onde começar?

Conforme mencionado, cada empresa deve analisar a sua realidade, buscando por tarefas, setores ou atividades que podem ser terceirizadas, com vistas a obtenção de melhores resultados. No entanto, existe uma área comum a todas as empresas que pode ganhar muito com a terceirização.

Já falamos um pouco sobre ela, a infraestrutura de TI. Startups de todos os tamanhos e seguimentos estão apostando no aluguel de equipamentos de TI como estratégia para aumentar a produtividade e cortar custos. As vantagens para o negócio são muitas.

Entre elas está a redução do custo inicial de investimento, tendo em vista que alugar equipamentos é muito mais barato do que fazer a compra de equipamentos próprios. Outro benefício é a manutenção, que fica por conta da empresa terceirizada.

Isso tudo sem falar na qualidade dos equipamentos oferecidos pelas empresas contratadas, atendendo às necessidades das Startups. Vale a pena destacar que BPO para Startups consiste justamente em focar no que realmente importa.

Se a sua empresa está gastando dinheiro com a compra de equipamentos, saiba que esses valores podem ser investidos no crescimento do negócio. Delegar tarefas é uma decisão que deve ser tomada se o objetivo é o crescimento no mercado.

Se você está querendo saber por onde começar o BPO para Startups, comece pela infraestrutura de TI. Gere melhores resultados, como produtividade, eficiência, redução de custos e qualidade em suas atividades empresariais. Tudo isso sem riscos e sem surpresas.